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Gincana Cultural do Ensino Médio
14/03/2011 · por Paulo de Tarso Rezende Ayub · Tags: Gincana Cultural



GINCANA CULTURAL NO ENSINO MÉDIO: VISÃO DE CONHECIMENTO EM REDE


No último dia 23/02 (quarta-feira), a Escola reuniu todos os estudantes da 1ª série do Ensino Médio para apresentar-lhes a ementa da gincana cultural temática inspirada em Augusto Ruschi, patrono do Da Vinci em 2011. Essa iniciativa de ampliação do currículo demarca a transição para o Ensino Médio e instiga os alunos recém-chegados do Fundamental à contextualização do conhecimento e à demonstração das inteligências múltiplas, de forma a deixar marcas sobre o cotidiano escolar da Escola e revelar a identidade de cada turma, a partir da mistura entre talentos individuais e espírito coletivo.
 
Com a consolidação da gincana cultural (este ano em sua 5ª versão e dando continuidade a incursões pela cultura italiana; etnias na formação do povo capixaba; gênios multifacertados: Leonardo da Vinci, Oscar Niemeyer e agora Augusto Ruschi), os alunos de 1ª série passam a contar sistematicamente com um projeto de natureza coletiva e que muito exige deles em matéria de empreendedorismo, espírito solidário e divisão de atribuições, a exemplo do que é vivenciado praticamente desde a fundação da escola com o concurso de teatro realizado com os segundos anos. Não deixa de ser um ingresso antecipado nas exigências do mundo acadêmico e do trabalho, uma espécie de simulação da realidade.


Gincana Cultural 2010 - tema: Niemeyer




Gincana Cultural 2009 - tema: Leonardo da Vinci


Nas tarefas a serem executadas individualmente, concentradas no período de 04 a 20/04/2011, os alunos se alternarão entre atividades de Redação, Português, Biologia, Geografia, Espanhol e Inglês que se pautam pelo resgate de conhecimentos, experiências e contribuições de Ruschi, levando os alunos a experimentar metodologias científicas e de observação do meio, além de testar sua proficiência de leitura, oralidade e habilidades criativas no compartilhamento de saberes e percepções. Cada aluno receberá uma pontuação final consistente na média aritmética obtida em todos os instrumentos aplicados, priorizando a visão de conhecimento em rede ao caráter estanque das disciplinas escolares.

As tarefas prévias de grupo atribuídas a cada turma tiveram uma redução neste ano, devido à implantação definitiva do sistema integral no Ensino Médio, o que demanda a necessidade de reduzir os impactos da gincana sobre o cotidiano, já bastante assoberbado pela concentração de atividades do currículo comum e estudos autônomos ou dirigidos. Para substituir as tarefas prévias que constavam dessa etapa nas versões anteriores, investiremos mais em tarefas-relâmpago, que consistem naquelas conhecidas e executadas apenas no dia da divulgação. Assim, mantém-se um estilo de trabalho, mas reduz-se o tempo prévio para operacionalização.

Por enquanto, só foram divulgadas quatro tarefas de grupo e já definidas as equipes em cada turma que as executarão: produção de um painel artístico-científico sobre espécime da flora existente na Escola; criação de uma instalação/objeto/escultura trazendo materiais recicláveis ou lixo como design; apresentação de uma coreografia inspirada no legado de Ruschi (quem sabe os movimentos de beija-flores ou a floração das orquídeas?) e formulação de solução para problema ambiental no Estado, a partir da coleta de fontes documentais, testemunhais, audiovisuais ou presenciais. As demais tarefas serão todas apresentadas em caráter-surpresa e priorizarão o trânsito por diferentes campos do conhecimento e a alternância entre formas de execução.


Imagem de Ruschi na agenda do ano letivo de 2011

A avaliação desta tarefa não prevê atribuição de nota a cada grupo, mas sim à turma como um todo, pelo desempenho a ser alcançado por todas as equipes. Assim, não se estimula a competição entre grupos dentro de uma mesma sala, mas sim a sadia competitividade entre as turmas.

A tarefa coletiva, que havia sido retirada em 2010 (gincana cultural pautada em Niemeyer) para minimizar as demandas atribuídas aos alunos, retorna em 2011 com novo perfil, deixando de lado a arrecadação de livros e outros recursos pedagógicos   que havíamos priorizado em versões anteriores. Em 2011, os alunos estão sendo convidados a atuarem como multiplicadores do legado de Ruschi, criando campanhas educativas para diferentes públicos-alvo (funcionários da Escola e seus familiares; alunos voluntários do Ensino Fundamental) que conjuguem informação, sensibilização e conscientização.

Além de um compromisso com a formação de consciências e a disseminação de saberes, cada turma terá uma tarefa material de arrecadar 20 sacos de açúcar cristal (de 5Kg), a serem destinados à alimentação de beija-flores, na Reserva Biológica Augusto Ruschi, e de criar 30 bolsas/sacolas retornáveis que tragam referências a Ruschi e marcas próprias da turma envolvida. Um dos quesitos a serem considerados, na avaliação da tarefa coletiva, é a consciência de cada turma para o quesito de customização e a redução de custos e impactos ambientais na execução das tarefas.
 
A tarefa coletiva será executada num dia não-letivo (sábado, dia 16 de abril de 2011) e as próprias turmas cuidarão de divulgar o evento no interior da Escola e de implementar estratégias que resultem numa maior adesão dos públicos-alvo indicados em relação às campanhas educativas a serem apresentadas.

Um aspecto interessante de todo esse processo é o fato de a gincana contemplar estratégias de avaliação e avaliadores diferenciados, o que reduz em muito a subjetividade de outras situações avaliativas e faz os alunos amadurecerem na consideração de pontos de vista distintos em torno de um mesmo fato. A turma apontada como vencedora será a que conquistar maior desempenho pelo “conjunto da obra”.

Os alunos já conhecem praticamente todo o conteúdo da gincana e terão tempos reservados para planejamento e execução das tarefas, no contexto escolar. De qualquer forma, o interesse das famílias é muito bem-vindo para estimular criatividades, despertar o gosto pela competição saudável, valorizar a produção de qualidade, com redução de custos e abandono da prática de terceirização. O ideal é que os alunos ponham a mão na massa, experimentem, ensaiem e errem, desafiem-se, aprendam a trabalhar em equipe, a fim de que o legado de Ruschi seja sentido interna e intensamente.


Imagem de Ruschi na agenda do ano letivo de 2011

Só para relembrar, aos alunos e seus familiares:
Período de 04 a 20/04/2011 – demandas de sala de aula, incluindo concurso de redação.
Dia 16/04/2011 (das 7h30 min às 10 h) – tarefa coletiva: arrecadação de materiais e apresentação de campanhas educativas.
Dia 29/04/2011 (das 7h30min às 12 h)- apresentação das tarefas de grupo, definidas previamente; conhecimento e execução das tarefas-relâmpago.

À medida em que for vivenciada  cada etapa, voltaremos ao assunto para socializar produções, divulgar resultados e refletir sobre as dimensões do ensino/aprendizagem em iniciativas de perspectiva cultural.






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