Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Fórum UNESCO - Relatos e Momentos
23/07/2012 · por Cristiano Carvalho · Tags: Fóruns Acadêmicos


“Sabia que o Ramadã começou hoje? E sabia que nesse período os mulçumanos não comem nem bebem água durante todo o dia?” Assim começou meu café da manhã em 20/07 com três dos alunos do da Vinci que estão participando do Fórum UNESCO 2012 nos Estados Unidos. Eles falavam de seus colegas do Egito e da Tunísia.

Estamos reunidos um hotel que funciona como centro de convenções desde 15/07. Há aproximadamente 110 alunos de diversas delegações de todos os continentes neste Summer Camp da UNESCO, que culmina com dois dias de simulação de um fórum das Nações Unidas.

Ao longo desses 14 dias em Hagerstown, Maryland, os alunos são agrupados com seus pares de diferentes nacionalidades para atividades de preparação e para a simulação nos dois últimos dias. Essas atividades incluem pesquisas, palestras, debates e muito contato com a diversidade cultural. Particularmente acredito que este seja o maior ganho para os alunos que aqui estão: ampliação de seus horizontes culturais por meio de momentos de interação que apontam para o objetivo maior deste encontro que é a promoção e manutenção da paz mundial.

Os momentos de estudo e preparação para a simulação que ocorre nos dois últimos dias do programa são intencionalmente intercalados com atividades ao ar livre, que estimulam o aluno a trabalhar em equipe e favorecem a socialização e o desenvolvimento das habilidades necessárias para um trabalho eficaz em equipe. Assim, sem perceber, através de tarefas a serem cumpridas ou até em deslocamentos de ônibus (quando muitas vezes a regra é sentar-se ao lado de uma pessoa de outro país), os alunos percebem o outro e consequentemente exercitam e aprimoram a auto-percepção.

Segue abaixo um pequeno recorte de momentos vivenciados pelos nossos alunos aqui em Maryland:

• Workshops sobre resolução de conflitos – Tanto no centro de convenções quanto em Washington, as delegações receberam instruções e refletiram sobre as maneiras mais adequadas de resolverem conflitos. Começaram pela própria análise do conceito da palavra “conflito”. A partir das diferentes visões apresentadas, os alunos constroem em grupo a noção e as habilidades necessárias para a resolução de conflito, que serão necessárias a curto prazo no Fórum, mas que são indispensáveis para a vida de qualquer ser humano. Eles mesmos em constante conflito: “Vou comer isto?” “Será que faço esta pergunta?”

• Performing Arts – Alunos reúnem-se quase todos os dias, no final do dia, para planejarem uma atividade artística que será apresentada no encerramento do programa. Essa atividade pode ser uma música, uma dança, uma dramatização, ou qualquer outra forma de manifestação artística.

• Viagem a Washington D.C. – Visita ao US Institute of Peace, onde assistimos a uma palestra sobre como esse instituto atua na promoção e manutenção da paz. Visita a monumentos históricos (Casa Branca, Lincoln Memorial, Martin Luther King Jr. Memorial, World War II Memorial, Capitólio, entre outros) e Smithsonian Air and Space Museum. Longo dia, rico em história e calor. 41ºC na sombra.

• Potomac Fish and Game Club – Churrasco americano em um clube local. Momentos de contato com comida típica americana, principalmente preparada nos finais de semana, e atividades esportivas. 

• John Hopkins University em Baltimore – Alunos assistiram a uma palestra sobre o Hubble e o James Webb Telescope, este último um super e ultra-avançado telescópio com capacidade de observação usando recursos infra-vermelhos. Durante a palestra, os alunos puderam observar através de experimentos em que eles foram as “cobaias voluntárias” os princípios de funcionamento de equipamentos que utilizam esse tipo de tecnologia.

• Palestra com o prefeito de Hagerstown – O senhor Robert E. Bruchey esteve conosco no centro de convenções do hotel conversando sobre o sistema de governo americano e sobre gestão e liderança. Ele, que também é dono de uma revenda de carros, que não recebe salário, assim como outros prefeitos, proporcionou um contato altamente rico, uma vez que trouxe para o aluno uma perspectiva muito diferente daquela que ele possui. Ainda ouvi de alunos do Da Vinci o seguinte comentário: “Pelo que ele defende, pensei que fosse democrata. Mas é republicano...”

Como disse acima, esse é um pequeno recorte. Nada que possa ser relatado aqui será suficiente para descrever este momento único na vida desses jovens. Afinal não é todo dia que se aprende que hoje começa o Ramadã, e que enquanto uns almoçam outros se recolhem para fazer suas orações. Mas todos são parte do mesmo grupo, com culturas e histórias de vida diferentes, unidos com o mesmo objetivo: promover e manter a paz mundial.



E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br