Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Visita ao asilo - 9º ano
03/07/2013 · por Angela Lahas e Sandra Eler · Tags: Excursões Pedagógicas


O Da Vinci é uma escola com preocupação social e cultural, o que se reflete em diversas iniciativas levadas a efeito por seus alunos e educadores. O propósito maior de todas essas formas de atuação é incentivar os alunos e outros agentes educativos ao empreendedorismo, à crítica e denúncia, à ação efetiva, ao assistencialismo conjugado com a intervenção social. Com esse enfoque, as turmas 9º ano I1 e 9º I2 estiveram em uma visita ao Asilo dos Velhos de Vitória nos dias 18 e 20 de junho.



Antes da visita, os alunos, orientados pelos professores, realizaram várias pesquisas sobre as etapas da vida do ser humano com suas diferenças de desenvolvimento corporal, psicológico e comportamental. Também estudaram técnicas apropriadas para atividades com a contação de histórias e prepararam-se para o trabalho de motivação ao idoso para participar da oficina de pintura.
Durante a visita, os alunos participaram de atividades lúdicas com os idosos, como leitura de histórias, oficina de pintura e jogos de mesa, enquanto eram orientados pelos professores que acompanhavam a visita para que observassem o ambiente e aprendessem com essa experiência.



Dentre as muitas experiências aprendidas, sobressaíram a valorização do trabalho das pessoas (enfermeiros, atendentes) que lá estavam e o respeito às diferentes necessidades dos moradores do asilo. No retorno à escola, os alunos relataram suas visões sobre o que vivenciaram, dentre as quais reproduzimos algumas:



  ”Talvez uma das melhores experiências que alguém pode ter na vida. Uma forma perfeita de passar a enxergar mais ao outro e aprender a dar valor ao que somo e possuímos. Mais que um aprendizado da escola, uma lição para vida.“

Aline Cid – 9º I1

  ”Pude ver no asilo visitado que muitas das senhorinhas com que tanto conversei abriam um sorriso apenas por eu ter dado atenção a elas. Foi uma tarde muito divertida e espero revê-los.“
Flávia Lorenzon – 9º I1

  ”No asilo que visitamos pude perceber que havia diferentes formas de ver o lugar. Alguns idosos adoram o lugar, pois pelo menos tinham onde ficar. Outros odeiam o lugar pois se sentem presos ou até mesmo infelizes por não ter para onde ir.“
Aline M. Lanes – 9º I1

  ”Durante a visita ao asilo, pude aprender muito e sentir coisas boas, pois infelizmente não tenho esse contato com meu avô, e foi muito legal poder dividir uma tarde com eles."
José Roberto – 9º I1

  ”Foi muito gratificante poder ir, pintar, cantar, sorrir e conversar com os senhores e senhoras do asilo; aprendi e ouvi muitas historias e formas de lidar com essas pessoas que mesmo não raciocinando tão rápido, gaguejando e não te conhecendo, te tratam com um carinho e amor imenso. Com toda certeza voltarei."
Victória Salume – 9º I1

 "No Asilo dos Velhos aprendi a valorizar a vida e a nossa família. Já havia ido ao asilo antes, mas desta vez foi especial, senti muito carinho pelos velhinhos que nos receberam muito bem. [...] Apesar da tristeza de ver pessoas acamadas e sofrendo, existem muitas felizes, gostei muito de ir lá e ver a realidade dos idosos e espero voltar breve."
Sarah Marily 9º I2

  "Quando cheguei ao asilo percebi que aqueles senhores recebem a felicidade em pequenas coisas, mesmo que alguns tenham tido uma vida muito difícil antes, superaram e muitos vivem com um grande sorriso no rosto. No geral eu gostei muito, pois escutar histórias diferentes da minha me fez refletir em muitas coisas que posso mudar ou melhorar na vida, espero voltar outras vezes!” 
 Marcela Ladeia 9º I2

  "No asilo aprendi coisas maravilhosas; como algumas pessoas se superam na vida. Ouvi uma frase que achei linda. “Por que eu vou chorar se ainda posso sorrir?” Notei que nós choramos e nos preocupamos com coisas tão simplórias e que o sorriso é o melhor remédio para qualquer idade.  A nossa felicidade não depende de bens materiais e sim do amor, principalmente o da família então ‘O essencial é invisível aos olhos’ (Antoine de Sant Exupéry).”
Luiza Lorencini  9º I2

 ”Compreendi que, realmente, podemos, muito além de adquirir experiência, desenvolver nosso caráter e personalidade através de uma simples ação voluntária. Fiquei verdadeiramente feliz com a visita e percebi que os idosos me ensinaram muito mais do que podia imaginar. Apesar de ter doado o meu tempo, não o considero um gasto, mas sim um investimento, pois também pude aprender e inclusive me divertir."
Lucas Salume Nogueira 9º I2

  "As experiências de vida me deixaram tocada, pois alguns perderam os filhos ou não podem visita-los, com isso percebi a importância da minha família e dos meus amigos na minha vida."

Stella Bayer 9º I2

  "Confesso que me surpreendi com a lucidez e vivacidade de muitos idosos.  A vida ensina, e para os mais velhos os tornam mais sábios, sabendo que a felicidade é individual."
Rodrigo Camargo  9º I2

  “No asilo percebi como a vida dos idosos é monótona. Isso me deixou um pouco triste, mas após ter visto como eles haviam ficado felizes em nos ver, senti algo como amor, felicidade e alegria.”
João Vitor Viana 9º I2


Visita ao asilo



E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2021 · www.davincivix.com.br