Nos dias 13 e 14 de novembro aconteceu no Da Vinci o II Fórum de Discussão Estudantil Da Vinci. É o segundo ano consecutivo que a escola, sob a coordenação da Assessora da Direção, Lorena Bonadiman, e do professor Joelmo Costa, oferece a oportunidade dos alunos atuarem como diplomatas, discutindo assuntos de relevância global num modelo de simulação da ONU.
Em 2009, cerca de 100 alunos participaram dessa simulação da ONU, divididos em cinco comitês: Conselho de Segurança (CS); OMS (Organização Mundial da Saúde); COP 15 (15ª Conferência das Partes); CDH (Conselho dos Direitos Humanos) e o Comitê de Imprensa.
O evento começou na sexta-feira, dia 13, às 18h, com a cerimônia de abertura onde a aluna do 3ª série do Ensino Médio, Karla Coser e a sempre-aluna, Flávia Monjardim, discursaram sobre as experiências já vivenciadas em outros Fóruns. Por fim o diretor financeiro do Da Vinci, Victor Affonso Biasutti Pignaton, falou em nome da escola e deu por aberto o II Fórum de Discussão Estudantil Da Vinci.
Em discussão estiveram as mudanças climáticas e a busca pelo desenvolvimento sustentável; a questão nuclear da Coréia do Norte; a questão da AIDS na África subsaariana; tolerância religiosa – Ocidente X Oriente.
Alunos de 15 e 16 anos vivenciando o cotidiano diplomático, com vestimentas apropriadas, defendendo o ponto de vista do país que representavam. É uma experiência única e de grande valia para a formação acadêmica desses adolescentes. Aprender a falar em público, tomar conhecimentos das principais questões mundiais, vivenciar o novo é adquirir conhecimento, disciplina, responsabilidade para toda a vida.
Confira os jornais produzidos pelos alunos do Comitê de Imprensa (arquivos para download).
Veja o vídeo do II Fórum de Discussão Estudantil Da Vinci e as matérias vinculadas pela TV Gazeta sobre o I e II Fórum Da Vinci: